Pastoral

Não é à toa que a Pastoral Escolar está entre os diferenciais do Colégio Rosário

A nossa Pastoral Escolar tem por objetivo o cuidado, o acolhimento e a orientação dos estudantes, e traz na sua essência os ensinamentos de Jesus Cristo. Isso é cultivado todos os dias com leveza, alto-astral, partilha e em harmonia com a rotina escolar.

A Escola é uma grande comunidade e a nossa dimensão eclesial fortalece ainda mais essa expressão. Neste contexto, a Pastoral é um local favorável ao encontro. As portas abertas convidam os alunos a partilharem um café, os sonhos, os anseios e os projetos de vida. Nosso grande diferencial é que a Pastoral do Rosário não precisa sair em busca de adeptos. Os próprios estudantes vêm de encontro à acolhida e boas energias que este espaço emana.

Catequese

A Pastoral realiza um processo bíblico-catequético, no desejo que os alunos se inspirem na pessoa de Jesus Cristo e, assim, façam eles a opção de segui-lo.

Movimento Juvenil Dominicano (MJD)

O MJD é  um grupo de jovens que aborda temáticas que estão ligadas à espiritualidade, à formação humana e à sua relação com a sociedade. O objetivo é proporcionar um espaço favorável à oração, à vida comunitária, ao estudo e a ações práticas de solidariedade. Entre suas ações está o projeto Ombro Amigo, que realiza visitas a hospitais, lares de idosos, instituições que acolhem crianças, entre outros ambientes carentes de solidariedade . Além disso, o grupo desenvolve passeios e acampamentos, que despertam para a coletividade, para a cooperação e para o fortalecimento da espiritualidade e amizade.

A Pastoral em sala de aula

Projeto Sim à vida. Sim, há vida!
Iniciativa que caminha junto com os nossos alunos na busca pelo sentido e valorização da própria vida, reconhecendo-a como verdadeiro tesouro a ser preservado e, ao mesmo tempo, vivido com intensidade e responsabilidade.

Projeto Cativar
Tem por objetivo compreender as relações com os outros, com a família, com a comunidade e com os professores. Promovemos o encontro, a formação, a reflexão conjunta e o diálogo saudável para criar um sentimento de pertença e um espírito leve para as convivências no ambiente escolar.

A atuação da pastoral está dentro do plano pedagógico-pastoral e é alinhada e pensada com as Coordenações Pedagógicas e a Direção do colégio.