Período Ampliado

O Período Ampliado tem por objetivo a ressignificar a formação integral, oferecendo um ambiente saudável, desafiador e, principalmente, acolhedor. Sentir-se acolhido é fundamental!

Ao aumentar o tempo de permanência do aluno no colégio, temos a oportunidade de ampliar a formação social, pessoal e acadêmica, auxiliando no desenvolvimento da sua autonomia e protagonismo.

No Período Ampliado, os alunos desenvolvem as seguintes atividades:

A organização e o hábito do estudo diário
O desenvolvimento do hábito do estudo está associado à responsabilidade e não acontece naturalmente. A criança precisa interagir com bons exemplos, aprender a organizar seu tempo, sistematizar seu aprendizado e perceber que seu sucesso acadêmico está diretamente relacionado a sua rotina de estudos. A professora do Período Ampliado orienta caminhos, práticas e questões a serem aprofundadas e auxilia os alunos a traçarem metas acadêmicas, pessoais e sociais.

Projeto de leitura: Significando o Mundo
O Projeto Significando o Mundo é desenvolvido em oficinas de leitura e contação de histórias com o objetivo de potencializar a formação de leitores. As atividades realizadas visam à formação de crianças que, a partir das próprias experiências e do conhecimento de mundo, constroem sentido para os textos e desenvolvem o prazer pela leitura.

● Projetos culturais
As atividades desenvolvidas têm por objetivo a ampliação do sensível e do senso estético das crianças. Para isso, são exploradas diferentes linguagens artísticas a fim de desenvolver a criatividade, a manipulação de diferentes materiais, a leitura e a produção artística.

● Língua Inglesa
As aulas de Inglês enfatizam o desenvolvimento da oralidade por meio de metodologias que privilegiam a aprendizagem de forma natural, espontânea e contextualizada.

● Atividades esportivas
As atividades motoras são fundamentais para o desenvolvimento infantil. A prática de atividades esportivas e rítmicas no ambiente escolar contribui para a ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte das crianças, ajudando a desenvolver melhor sua percepção espaço-temporal e, paralelamente, a imagem corporal.

● Projetos interdisciplinares de investigação
As práticas educativas exploram o desenvolvimento de procedimentos de pesquisa, investigação, problematização, síntese, etc., além de favorecer iniciativas de busca de estratégias, levando à autonomia, como também à construção da própria aprendizagem. As atividades de pesquisa buscam responder às perguntas que são formuladas no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, é um trabalho que pressupõe a descoberta. As situações-problema podem seguir roteiros variados; o importante, porém, é que se saiba especificar o quê, para quê, onde, como, entre outros questionamentos.