Proposta Pedagógica

A  proposta pedagógica do Colégio Rosário é sócio-interacionista e está conectada à Missão do Rosário de educar com excelência para a prática da prática da justiça, da verdade, da comunhão, da participação e da solidariedade.

Nossa proposta acompanha os requisitos legais do Ministério da Educação e do Conselho Educacional de Educação sem perder a sua essência dominicano-anastasiana.

Para cada nível de ensino, o Rosário trabalha com uma proposta que valoriza a vida e conta com o profissionalismo de docentes e demais colaboradores altamente qualificados.

Na Educação Infantil, o trabalho por projetos, a mobilização de múltiplas linguagens e a metodologia lúdica possibilitam aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.

O colégio investe na pesquisa, na produção coletiva e no trabalho com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação desde o início da educação básica, a fim de desenvolver a autonomia intelectual, a criticidade, o hábito de estudo, o aprender a aprender e a conviver.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a leitura e a escrita nas diversas áreas do conhecimento promovem o processo de alfabetização e de letramento considerando as diferentes práticas sociais e linguagens.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, busca-se sistematizar e aprofundar os conhecimentos necessários à compreensão de si mesmo, do outro e do mundo.

Já no Ensino Médio, intensifica-se ainda mais o trabalho com a pesquisa, com a autonomia e com a reflexão crítica sobre os conhecimentos produzidos.

Nessa dinâmica contínua, os estudantes do Rosário vão se constituindo produtores de conhecimento e, consequentemente, pessoas capazes de lutar pelos ideais humanos de justiça e paz que sustentam o fazer educacional do Rosário.